Discutindo educação inclusiva através das charges parte 5

Os direitos para alunos com Necessidades Educacionais Especiais foram constituídos em Lei após muita luta, porém o processo de adequação das estruturas físicas dentro das instituições públicas e capacitação dos profissionais para esse atendimento de ensino não acompanharam a implantação das Leis. O que encontramos são alunos que precisam de acessibilidade e são recebidos por instituições despreparadas que através de um espelho de padrões normativos não se adaptam e não enquadram suas estruturas na busca de atender esses discentes, os obrigam a se adaptar ao que encontram ou o pior e mais frequente: a desistirem do ensino.

Comentários

  1. A inclusão social,e um direito de todos.devemos ser tratados com igualdade,não importa a raça,a cor é a religião,somos todos iguais.

    ResponderExcluir
  2. A inclusão social depende muito dos professores e dos familiares, precisam buscar capacitação para trabalharem mais a respeito.

    ResponderExcluir
  3. Perceberam o "toma lá dá cá" desta pessoa vista como "autoridade" nesta charge? A mim me parece que ele fala como se estivesse fazendo um favor, atendendo de certa forma o disposto na lei, de possibiitar cotas de acesso ao cadeirante, mas agora vem a parte mais difícil, inclui-lo de fato.
    Não consigo ter a leitura se é uma universidade, escola ou empresa, mas pelo que conheço do Cartunista Ricardo Ferraz, (autor da charge) pode ser uma escola. Minha leitura é que foi atendido um dispositivo que trata de cotas, mas agora vem a dificuldade de adaptação por parte da pessoa.
    Eu levanto uma questão para a gente pensar: será que está claro para todos que não são as pessoas que precisam se adequar/adaptar aos estabelecimentos, mas estes que devem se adequar às pessoas?

    ResponderExcluir
  4. E bem assim os governantes fazem o social . e depois os professores e os pais que lutem pelas adeguações. Temos que Realmente mudar .essa realidade correr atras fazer valer o que Realmente tem que ser.

    ResponderExcluir
  5. No papel e muito lindo e funsiona
    Mais na pratica ainda falta muito
    Para conseguirmos alcansar o minimo
    De dignidade para as pessoas com necessidade especiais .
    Temos que fazer valer a lei. E cobrar mesmo os responsaveis para fazer valer.

    ResponderExcluir
  6. No papel e tudo lindo e Perfeito
    Mais na realidade.
    E tudo muito dificil, sem nenhum
    Apoio as pessoas com deficiencia
    Se não forem atras dos direito e so mais um na lista do poder publico.
    Devemos lutar não desistir nunca .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discutindo educação inclusiva através das charges parte 2

Discutindo educação inclusiva através das charges parte 1